A importância dos Testes de Aceitação

>

A importância dos Testes de Aceitação

Quando falamos em testes de aceitação, normalmente nos lembramos da execução dos testes, quando o cliente ainda encontra alguns defeitos, mas que principalmente serve para a aprovação da solução entregue.
Certamente, a execução dos testes de aceitação é muito útil para que o cliente adquira confiança na qualidade do software, para mensurar a efetividade dos testes executados nos níveis anteriores ou para identificar alguns defeitos residuais. Mas uma grande contribuição que os testes de aceitação trazem para a qualidade da aplicação não está relacionada à execução dos testes, mas ao seu planejamento e projeto.
Ainda nas fases iniciais do desenvolvimento do software, quando seus requisitos estão sendo especificados com a participação do cliente, os testes de aceitação são também planejados e projetados. Esta atividade permite a construção de casos de teste, que mais tarde orientarão a execução dos testes de aceitação. Mas permite também a validação da definição dos requisitos pelo cliente, quando ele fundamenta e aprova o planejamento dos testes e os casos de teste projetados para a aceitação. Dessa forma, podemos evitar que determinados problemas na especificação dos requisitos passem para fases seguintes do desenvolvimento, o que pode comprometer a qualidade do software em construção e gerar retrabalho para o projeto. Além disso, é possível aproximar a visão das necessidades apresentadas pelo cliente dos requisitos efetivamente documentados, estabelecendo-se um acordo sobre os critérios de aceitação a serem observados na entrega da solução.
Portanto, com o apoio dos testes de aceitação, a qualidade do software pode ser beneficiada, tanto pela execução como pelo planejamento e projeto dos testes, que contribuem para a melhoria da especificação dos requisitos.

Anúncios
  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: