Compromisso dos desenvolvedores com a Qualidade do Produto

Participo do Grupo chamado DFTestes e foi lançado um assunto que acho que faz muito sentido ser comentado, então resolvi escrever esse post para mostrar o que acho de Compromisso dos desenvolvedores com a Qualidade do Produto.
Bom foi colocado em questão campos que obviamente precisam de uma validação como CPF que possui 11 números, não deve aceitar letras (string) e muitas vezes não aceita nem caracteres como (. e -), ter uma verificação de CPF válido, etc.
Muitas vezes ao fazer um documento de requisitos juntamente com o cliente, não é especificado que campos assim devem obter tais validações como essas do CPF, alguns Desenvolvedores ao pegar um documento de requisitos que não possuem a descrição de uma validação, irá apenas fazer um campo de input e boa, envia para teste. Assim que o testador pegar esse “form” para testar, ele logicamente vai de cara testar se o campo aceita uma letra, ou a quantidade de caracteres que o campo deve aceitar.
A questão de Qualidade de Software tem que partir de todos dentro de uma empresa de desenvolvimento e não somente de um Analista ou Desenvolvedor ou Analista de teste, lógico que tudo tem que se manter boas práticas, ex. Qual seria uma boa pratica um formulário que contenha um campo de CPF? Ter pelo menos a validação de CPF válido ou inválido, as vezes ao se criar documentos é tão fácil passar alguma coisa como: – há isso já é padrão nem preciso colocar. Tá errado tem que colocar toda e qualquer validação sim tanto no Doc. de Requisitos ou qualquer outro Doc. que o sistema possua. Mas também  me vem o pensamento de alguns Desenvolvedores, já escutei sair da boca de uns: – se não tem no Doc. a descrição de validações para cada campo, eu vou fazer apenas o que é esta escrito.

Pois acho que esta errado esta visão, desenvolvedor tem que pensar sim se não tem já vou fazer pois quem terá mais trabalho para consertar um erro depois é quem desenvolveu, a assim gerando mais gasto e tempo de desenvolvimento. É melhor “perder” tempo agora do que depois.
Deixe sua opnião sobre o assunto – Comente!!!

Anúncios
  1. #1 por Thales Balbo em 3 de maio de 2011 - 17:17

    >Muito Bem levantado Adelino P. Mazuti ainda reforçando outros campos de inputs devem possui validações se não todos os mesmo, como isso será algo obvio que será testado sempre e a cada fase do desenvolvimento será feito novos campos; seria o caso de criar padrões de validações e mascaras fixo para determinados campos ( Data, Valor Real, Valor de Moeda $$, Valor de Porcentagem ) e caso possua uma determinada especificação fora do padrão ser colocada em evidencia no projeto de desenvolvimento assim já ficaria determinado se não possuir no Doc. Usar o padrão.

  2. #2 por Adelino P. Mazuti em 6 de maio de 2011 - 13:11

    >Thales. Realmente a criação de padrões acho tb muito importante, pois com o tempo a tendencia do uso de padrões fica automatica, mais sempre acho necessario ser colocado na documentação.Valew pelo comentario!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: